Skip to main content

Tom Clancy's: Livros, Filmes e Games



Tudo começou com o sumiço de um Submarino nuclear Russo, com essa idéia surgiu o maior escritor sobre espionagem e contra espionagem da historia, é claro que a guerra fria e outros acontecimentos da época eram bem favoráveis a este assunto mas mesmo assim ele superou as expectativas, seus romances ganharam o mundo, foram para o cinema e para os games e lá permanecem firmes e fortes, lhes apresento Thomas Leo Clancy Jr., mais conhecido como Tom Clancy nascido em 12 de Abril de 1947, em Baltimore, no estado de Maryland.

Biografia

Tom Clancy começou sua carreira profissional como professor de inglês numa escola em Baltimore e depois mudou de ramo, passando a corretor de seguros. Aos 37 anos, em 1984, concretizou um sonho antigo e escreveu o seu primeiro livro, Caça ao Outubro Vermelho, a história de um capitão de um submarino russo que deserta para os Estados Unidos da América. Apareceu nesta obra pela primeira vez a personagem Jack Ryan, um agente da CIA que viria a ser figura central em vários romances do autor. O livro revelou também o criador do gênero techno-thriller, ou seja, histórias de intriga política com detalhes de novas tecnologias militares.

Logo na obra de estréia, Clancy teve boas críticas, mas o sucesso absoluto aconteceu quando o então presidente norte-americano, Ronald Reagan, teceu rasgados elogios ao livro. Estes elogios levaram a que Caça ao Outubro Vermelho passasse a figurar na lista de obras mais vendidas publicada pelo jornal New York Times.

O livro veio a dar origem a um filme com o mesmo nome, realizado em 1990 por John McTiernan e que teve como principais atores Sean Connery e Alec Baldwin. Foi apenas o primeiro dos seus livros a ser adaptado ao cinema. A obra de estréia revelou um autor que escrevia argumentos elaborados, com bastante realismo e autenticidade, no meio de grandes doses de suspense.

O seu segundo romance, editado em 1986, chamou-se Red Storm Rising e voltou a abordar as tensas relações entre os Estados Unidos da América e a União Soviética. Desta vez Clancy elaborou um cenário de guerra moderno após um ataque soviético contra a OTAN no Brasil e registrou também boas vendas.

Em 1988 publicou Patriot Games (jogos Patrióticos), de novo com Jack Ryan como protagonista. O agente da CIA teve desta vez de lidar com grupos terroristas. Este livro também foi adaptado ao cinema em 1992, agora pelo realizador Phillip Noyce que chamou o ator Harrison Ford para interpretar Jack Ryan.

Em 1989 surgiu "Clear and Present Danger", onde Jack Ryan se envolvia no combate ao tráfico de drogas. Harrison Ford voltou a representar este personagem no filme de 1994, realizado por Phillip Noyce, chamado "Perigo Real e Imediato ".

" The Sum of All Fears ", de 1991, trouxe mais uma aventura de Jack Ryan, agora a tentar solucionar uma crise política entre a Rússia e os Estados Unidos da América, no período pós-guerra Fria. A adaptação ao cinema, pela mão de Phil Alden Robinson, surgiu apenas dez anos depois e o ator escolhido para representar Ryan foi Ben Affleck , num filme que em português se chamou "A Soma de Todos os Medos".

Durante a década de 1990 Tom Clancy continuou a escrever bestsellers, sempre baseado em intrigas políticas e ilustrados com detalhes de moderna tecnologia militar. " Dívida de Honra " de 1994 tinha a particularidade de incluir um ataque suicida em que um avião é projetado contra o Capitólio, em Washington D.C.

As idéias de Tom Clancy inspiraram também a criação de vários jogos para videogame, como Ghost Recon, Rainbow Six e Splinter Cell, em versões e para várias plataformas.



Tom Clancy 

Bibliografia

Jack Ryan 


The Hunt for Red October (1984) – A Caçada ao Outubro Vermelho

Patriot Games (1987) – Jogos Patrióticos

Cardinal of the Kremlin (1988) – Cardeal do Kremlin

Clear and Present Danger (1989) – Perigo Real e Imediato

The Sum of All Fears (1991) – A Soma de Todos os Medos

Without Remorse (1993) – Sem Remorso

Debt of Honor (1994) – Divida de Honra

Executive Orders (1996) – Ordens do Executivo

Rainbow Six (1997) – Rainbow Six

The Bear and the Dragon (2000) – O Urso e o Dragão

Red Rabbit (2002) – Coelho Vermelho

The Teeth of the Tiger (2003) – Os Dentes do Tigre

Dead or Alive (2010) - Dead or Alive


Power Plays
                
Politika (1997) (com Martin H Greenberg) – Politika

Ruthless.Com (1998) (com Martin H Greenberg) – Ruthless.com

Shadow Watch (1999) (com Martin H Greenberg) – Vigília Noturna

Bio-Strike (2000) (com Martin H Greenberg) – Ataque Biológico

Cold War (2001) (com Jerome Preisler) – Guerra Fria

Cutting Edge (2002) (com Jerome Preisler) - Vanguarda

Zero Hour (2003) (com Martin H Greenberg e Jerome Preisler) – A Hora Zero

Wild Card (2004) (com Jerome Preisler) - Coringa

Tom Clancy's Splinter Cell (com David Michaels)

Tom Clancy's Splinter Cell (2004)

Pandora Tomorrow (2005)

Chaos Theory (2006)

Double Agent (2007)

Conviction (2009)


Tom Clancy

Tom Clancy's Endwar (com David Michaels)

Tom Clancy's Endwar #1 (2008) – Tom Clancy’s Endwar #1

Tom Clancy's Rainbow Six

Tom Clancy's Rainbow Six (PC - 1998)

Tom Clancy's Rainbow Six: Rogue Spear (PC - 1999)

Tom Clancy's Rainbow Six 3: Raven Shield (PC - 2003)

Tom Clancy's Rainbow Six: Lockdown (PC - 2005)

Tom Clancy's Rainbow Six Vegas (PC - 2006)

Tom Clancy's Rainbow Six Vegas 2 (PC - 2008)


Tom Clancy's Ghost Recon


Tom Clancy's Ghost Recon

Tom Clancy's Ghost Recon: Desert Siege

Tom Clancy's Ghost Recon: Island Thunder

Tom Clancy's Ghost Recon: Jungle Storm

Tom Clancy's Ghost Recon 2

Tom Clancy's Ghost Recon 2: Summit Strike

Tom Clancy's Ghost Recon Advanced Warfighter

Tom Clancy's Ghost Recon Advanced Warfighter 2

Tom Clancy's Ghost Recon Future Soldier

Tom Clancy's H.A.W.X


Tom Clancy's H.A.W.X.

Tom Clancy's H.A.W.X. 2


Pra quem ficou com vontade de ler algum de seus livros saibam que grande parte da obra de Tom Clancy pode ser encontrada em português nas principais livrarias e seus jogos estão disponíveis nas principais plataformas.








Fonte: Wikipédia

Comments

Popular posts from this blog

Admirável Mundo Novo

- ... "Só se pode ser independente de Deus enquanto se tem juventude e prosperidade; a independência não nos levará até o fim em segurança." Pois bem, agora nós temos juventude e prosperidade até o fim. ... "O sentimento religioso nos compensará de todas as nossas perdas." Mas não há, para nós, perdas a serem compensadas; o sentimento religioso é supérfluo. ... Que necessidade temos de repouso, quando nosso corpo e nosso espírito continuam deleitando-se na atividade? De consolo, quando temos o soma? De alguma coisa imutável, quando temos a ordem social? (...) - Mas não é natural sentir que há um Deus? - ... Cremos nas coisas porque somos condicionados a crer nelas. ...

DUNA - como melhorar o entendimento do livro?

O romance de ficção científica, assinado por Frank Herbert e com sua primeira publicação no ano de 1965, é um título em que muitos nerds certamente têm na estante de livros. Entretanto, apesar de ser considerado um dos melhores trabalhos de ficção de todos os tempos e de ser ganhador de alguns prêmios, o livro exige muita atenção na hora de sua leitura. Para que esta excelente história não se deixe passar por simples páginas escritas, diagramadas e encapadas, vamos ponderar os tópicos que merecem um pouco mais de atenção na hora de ler Duna. Dêmonio de areia do planeta Arrakis.

Erro meu - Thales Pontes

Te vi hoje e você nem me viu... Gritei teu nome e você nem me ouviu Sentei no meio fio e chorei um bocado Depois me levantei, mas fiquei preocupado: - Será que ela me esqueceu? Ou não me reconheceu?