Skip to main content

Olam - Crônicas de luz e sombras - L. L. Wurlitzer

Sinopse


Em busca de vingança, o líder da mais poderosa classe de guerreiros de Olam, invade uma cidade proibida atrás da cortina de trevas e enfrenta uma terrível criatura. Sua atitude dá início a uma contagem regressiva para a guerra entre o império dos shedins e o reino de Olam. Enquanto nas cidades sombrias os shedins se preparam para a batalha, na principal cidade de Olam, a mais poderosa das pedras shoham, conhecida como “O Olho” está perdendo o seu poder deixando a cidade desguarnecida.




A salvação de Olam pode estar bem longe dali, na distante e atrasada Havilá onde um latash, um misterioso lapidador de pedras shoham conhece o segredo para reativar o Olho. Seu aprendiz, o jovem Ben, apelidado de “o guardião de livros”, ajuda o mestre a transferir o conteúdo dos livros-rolos para uma pedra armazenadora. O trabalho secreto é altamente perigoso, pois há inimigos que desejam roubar o segredo da lapidação capaz de fazer liberar o poder das pedras shoham.

Em uma madrugada, a casa em que eles viviam em Havilá foi incendiada e o mestre do jovem raptado. Mas antes de desaparecer, ele lhe deixou um recado numa pedra sentinela. O recado manda que o guardião de livros vá até Olamir, a principal cidade de Olam e procure por um homem chamado Thamam, para obter informações sobre um misterioso “caminho da iluminação”, que pode reacender o Olho.

Desesperado, e sem entender o que está acontecendo, Ben se lança numa perigosa viagem para Olamir carregando uma pedra shoham que pode ser o segredo para desvendar todos os mistérios do seu caminho. Desde o primeiro momento, percebe que há forças maiores em operação no mundo, e que está no meio de uma teia de enigmas, mistérios e traições; suas escolhas podem significar a salvação ou o fim de uma Era.

À medida que segue o caminho, ele descobrirá um mundo extraordinário, conhecerá cidades impressionantes e se dividirá pelo amor entre duas jovens, uma do passado e outra do presente. Em meio a batalhas épicas, duelos com guerreiros poderosos e combates com as mais terríveis criaturas de seu mundo ele desvendará a razão de estar no centro de todos esses acontecimentos, e isso lhe mostrará que nada era como ele imaginava.



Crítica


Olam, crônicas de luz e sombras é a primeira obra de L. L. Wurlitzer e primeira parte de uma sequência de livros que detalham a ascênsão dos shedins após anos banidos e mantidos a distância pelo olho de Olam.

As influências, ao contrário do que o nome indica, recaem mais sobre Tolkien do que sobre George Martin nesse primeiro livro da série. Enquanto a trama das cronicas de fogo e gelo foca na trama política, a trama das crônicas de luz e sombra foca no desenvolvimento dos personagens.

A narrativa é em terceira pessoa  e tem um bom nivel técnico, os personagens são bem trabalhados e cada personagem tem motivações bem definidas, o que deixa a trama mais interessante a cada mistério revelado.

Embora a trama não seja uma trama política, lendo o livro é fácil enxergar os motivos que levaram raças humanas a se aliarem com demônios e seres das trevas contra outros humanos.

Mas como toda primeira obra, nada é perfeito...em alguns pontos Wurlitzer parece ´´correr`` com a narrativa, talvez com medo do livro ficar muito longo e ´´assustar`` o leitor! O livro tem umas 500 páginas, quando talvez devesse ter umas 1000. Isso  quase não atrapalha a narrativa, mas em alguns momentos causa a sensação de estar faltando alguma coisa.

O livro conta com vários termos em hebraico e quem, como eu, cresceu lendo a bíblia vai notar com um sorriso no rosto certos termos conhecidos. Quem não tem essa cultura, pode contar com um glossário que explica os termos mais importantes pra trama.

E falando em hebraico, a cultura hebraica tem uma fortíssima influencia na obra em termos de linguagem, cultura e forçando um pouco a barra, até no cenário.

Por último, mas não menos importante, a arte da capa é maravilhosa! com pontos ´´foil`` e em alto relevo! cai muito bem em qualquer estante!

E a melhor parte, em breve  a equipe do mundonerd estará sorteando um exemplar dessa obra!


nota: 8/10

link para compra:  http://cronicasdeluzesombras.com.br/loja/livros/olam-cronicas-de-luz-e-sombras


até a próxima, galera!

Comments

Popular posts from this blog

Admirável Mundo Novo

- ... "Só se pode ser independente de Deus enquanto se tem juventude e prosperidade; a independência não nos levará até o fim em segurança." Pois bem, agora nós temos juventude e prosperidade até o fim. ... "O sentimento religioso nos compensará de todas as nossas perdas." Mas não há, para nós, perdas a serem compensadas; o sentimento religioso é supérfluo. ... Que necessidade temos de repouso, quando nosso corpo e nosso espírito continuam deleitando-se na atividade? De consolo, quando temos o soma? De alguma coisa imutável, quando temos a ordem social? (...) - Mas não é natural sentir que há um Deus? - ... Cremos nas coisas porque somos condicionados a crer nelas. ...

DUNA - como melhorar o entendimento do livro?

O romance de ficção científica, assinado por Frank Herbert e com sua primeira publicação no ano de 1965, é um título em que muitos nerds certamente têm na estante de livros. Entretanto, apesar de ser considerado um dos melhores trabalhos de ficção de todos os tempos e de ser ganhador de alguns prêmios, o livro exige muita atenção na hora de sua leitura. Para que esta excelente história não se deixe passar por simples páginas escritas, diagramadas e encapadas, vamos ponderar os tópicos que merecem um pouco mais de atenção na hora de ler Duna. Dêmonio de areia do planeta Arrakis.

Erro meu - Thales Pontes

Te vi hoje e você nem me viu... Gritei teu nome e você nem me ouviu Sentei no meio fio e chorei um bocado Depois me levantei, mas fiquei preocupado: - Será que ela me esqueceu? Ou não me reconheceu?