Skip to main content

A Triologia Millennium

Recentemente postamos aqui no blog sobre livros que viraram filmes. As adaptações nem sempre agradam os fãs dos livros, porque o roteirista mudou o final, porque o diretor não foi fiel ao caráter do personagem, porque o figurino ou cenário não são parecidos com os descritos nos livros, etc.  Gostando ou não, sempre é interessante assistir uma produção baseada num livro que você ama.

Meu caso de amor é com a Triologia Millennium, escrita pelo já falecido Stieg Larsson. A história se passa na Suécia, país onde o escritor nasceu e viveu. Aliás, onde uma entre cada quatro pessoas já leu a triologia.


Sobre os livros:

Os livros contam a história de vida de Lisbeth Salander, uma mulher de vinte e poucos anos que é considerada "incapaz" pelo Estado Sueco após uma série de traumas que sofreu na infância. Lisbeth é uma racker, que trabalha para uma empresa de segurança pessoal, fazendo relatórios e investigações. Conta, também, a história de Mikael Blomkvist, um jornalista que se deu mal ao denunciar as falcatruas de um empresário, é diretor da Revista Millennium e acaba aceitando um trabalho inusitado para fugir da mídia. As duas histórias são contadas, paralelamente, até que os dois se encontram e começam a traçar um caminho juntos.

Percebemos que o autor dos livros foi jornalista político por anos ao nos depararmos com inúmeros dados e fatos históricos da política e entidades suecas durante o desenvolver do livro. Aqueles que não conseguem se focar muito na leitura podem ter problemas para entender as extensas páginas em que ele disserta sobre o passado político de alguns personagens do livro. Mas, mais do que isso, os livros trazem violência, sexo, crimes, perseguições e uma série de reflexões sobre o papel das autoridades na sociedade.

Os três livros são sensacionais. Juntos, são quase duas mil páginas de uma história que vai deixar saudades, pois o autor foi morto enquanto escrevia um quarto livro, que infelizmente nunca teremos acesso.

Sobre os filmes:

Muita gente se confunde em relação aos livros, pois há duas versões: a sueca e a hollywoodiana. A versão sueca é composta por três filmes, um para cada livro, e mostram uma Libseth mais fiel à história e um final semelhante ao do livro. A versão de Hollywood ainda é nova, foi lançado no final do ano passado o primeiro filme, e mostra uma Lisbeth com mais emoções (quem conhece a história sabe que ela "desabilitou" seu lado emocional com o passar dos anos), além de mudar o final do livro, o que eu achei um crime. Essa versão não recebeu tanta atenção quanto merecia, mas ainda estão trabalhando nos próximos dois filmes.

A grosso modo:

Versão Sueca: Muito fiel ao livro, confusa, mais violenta, quase não se percebe a trilha sonora.

Versão Hollywood: Cenários e filmagem totalmente diferentes (esteticamente falando), apresenta um ambiente mais limpo, trilha sonora excelente, pouco fiel ao livro em alguns aspectos.

- Mas Drika, qual das versões eu devo assistir?
As duas! Porque ambas são sensacionais e dignas de atenção.

Enfim, espero ter conseguido atrair a atenção de vocês para essa história fantástica. Em breve vou postar sobre os contos dO Corvo, visto que está saindo nos cinemas outra adaptação dessa história linda.

Abraços, Drika!

Comments

  1. eu assisti a versao de Hollywood e me deu uma pira foda pra ler os livros :D

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular posts from this blog

O Verdadeiro Herói em Jaime Lannister

    Uma das coisas que mais chama atenção na serie de livros As Crônicas de Gelo e Fogo  é a composição de seus personagens. Um dos personagens mais cativantes é o anão Lannister Tyrion, sendo amado por quase todos por sua inteligência e, segundo muitos, o único personagem de boa índole da família Lannister, porém isso talvez não seja verdade. Jaime Lannister, irmão mais velho de Tyrion, seria na verdade um grande herói, mas poucos o veem dessa forma por conta de seus métodos e de jeito arrogante.

Horror em Amityville

"Devido às incertezas que cercam o paranormal, eu, que acredito na ciência e na religião, estaria sendo omisso se não advertisse os leitores tanto contra os perigos da arrogância que pretende dominar o desconhecido quanto da bravata que se jacta de controlar o transcendental. O homem sábio sabe haver coisas que desconhece - e o homem prudente respeita o que escapa ao seu controle."  Reverendo John J. Nicola  (é escritor e foi consultor técnico  da  versão cinematográfica de  "O exorcista"  e autor do prefácio desse livro) Como declara o autor: "Até onde me foi possível verificar, todos os acontecimentos narrados neste livro são verdadeiros."

E os Fãs de J.K. Rowling vão ao delírio.

                    Em Fevereiro uma das autoras mais renomadas do mundo a J.K. Rowling anunciou a data e a sinopse de lançamento de sua nova obra The casual vacancy lançado mundialmente no dia 27 de setembro e ira ter 480 paginas.