Skip to main content

Umberto Eco em mais uma narrativa desconcertante de maquinações e suspense...


"Quem sou? Talvez seja mais útil me interrogar sobre minhas paixões do que sobre os fatos de minha vida."

          Este é Simone Simonini, o protagonista que se faz francês por, segundo suas próprias palavras, "não suportar ser italiano", tem ódio de judeus e um jovem médico judeu alemão (talvez austíaco) que o ordena (sugere) a escrever sua vida. 



          Adentrando o século XIX, entre Turim, Palermo e Paris, Simonini é a ficção de toda a verídica obra de Umberto Eco. Depois de quase trinta anos do seu afamado O Nome da Rosa, nos trás uma rede de intrigas e maquinações com personagens metodicamente arquitetadas, desde os mais pitorescos aos nomes mais conhecidos. 



        Segundo o próprio autor: "basta falar de algo para esse algo passar a existir."

         Apostando nessa dita veracidade coloca o protagonista em situações um tanto controversas, dando um toque "delirante" ao conteúdo da trama. Os fatos contam com uma sequenciação das cenas em ritmo corriqueiro, na forma das páginas de um diário, deixando a narrativa envolvente aos leitores que mergulham capítulos adentro. 

         Contando com várias imagens da época chamadas feuilletons, que além de enriquecerem mais o formato romance-folhetim do livro, dão um caráter mais funcional e imagético às complexas nuanças do enredo.




        Fatos manipulados, personagens históricas desconcertantes, um ar de suspense cômico e um "intrépido investigador" digno de uma comparação com Sherlock. Essa é a mais nova obra de Umberto Eco, e minha sugestão aos que apreciam uma boa saga investigativa de época.
          


Comments

Popular posts from this blog

O Verdadeiro Herói em Jaime Lannister

    Uma das coisas que mais chama atenção na serie de livros As Crônicas de Gelo e Fogo  é a composição de seus personagens. Um dos personagens mais cativantes é o anão Lannister Tyrion, sendo amado por quase todos por sua inteligência e, segundo muitos, o único personagem de boa índole da família Lannister, porém isso talvez não seja verdade. Jaime Lannister, irmão mais velho de Tyrion, seria na verdade um grande herói, mas poucos o veem dessa forma por conta de seus métodos e de jeito arrogante.

Horror em Amityville

"Devido às incertezas que cercam o paranormal, eu, que acredito na ciência e na religião, estaria sendo omisso se não advertisse os leitores tanto contra os perigos da arrogância que pretende dominar o desconhecido quanto da bravata que se jacta de controlar o transcendental. O homem sábio sabe haver coisas que desconhece - e o homem prudente respeita o que escapa ao seu controle."  Reverendo John J. Nicola  (é escritor e foi consultor técnico  da  versão cinematográfica de  "O exorcista"  e autor do prefácio desse livro) Como declara o autor: "Até onde me foi possível verificar, todos os acontecimentos narrados neste livro são verdadeiros."

E os Fãs de J.K. Rowling vão ao delírio.

                    Em Fevereiro uma das autoras mais renomadas do mundo a J.K. Rowling anunciou a data e a sinopse de lançamento de sua nova obra The casual vacancy lançado mundialmente no dia 27 de setembro e ira ter 480 paginas.