Skip to main content

Aulas de latim com J.K. Rowling.

O latim é um idioma muito frequentemente usado nos livros de fantasia de nossa geração. Épicos, como a Trilogia do Graal , escrita por Bernard Cornwell, é um exemplo rico e claro de que uma das línguas mais antigas de nosso mundo acaba por ser um recurso muito rico para se construir uma sequencia literária. A história do arqueiro Thomas, contudo, é somente um aperitivo de linguagem comparado ao grande universo infanto-juvenil criado por, talvez, nossa melhor professora de latim: J.K. Rowling.



"Draco dormiens nunquam titillandus"
Assim que ultrapassamos os portões de Hogwarts, o latim já se faz presente em sua frase lema. "Nunca incomode um dragão adormecido" é a tradução da frase acima. O colégio de bruxos esconde uma gama de mistérios, sendo assim este lema um aviso aos alunos.

Apesar de Hogwarts não enfatizar seus ensinos em idiomas estrangeiros, como as escolas "de trouxas" fazem, o latim é uma língua com a qual os estudante, desde o primeiro ano, passam a ser íntimos. Os feitiços não são nada além do que expressões e palavras em latim que sugerem o que querem que suas varinhas façam. Um exemplo claro é o feitiço lumus - que faz com que apareça uma luz na ponta da varinha. Esta palavra, no latim, significa "luz". Nox, o feitiço que causa o efeito inverso, na língua antiga significa "escuridão".
O mundo nerd selecionou uma série de encantamentos e seus significados, todos provenientes do latim, para que possamos aprender um pouco mais.

Accio: Feitiço de convocação.
Significado: "Chamar", "Convocar"


Diffindo: Feitiço que separa coisas.
Significado: "Separar", "Dividir"


Enervate: Revigora coisas.
Significado: Curiosamente, esta palavra mágica significa o oposto ao que "enervate" significa em inglês, que dá ideia de "enfraquecer". A raiz latina "enervo" significa o mesmo. Nenhuma das duas palavras significa "energizar", que é o significado real do feitiço.


Expectro Patronum: Produz um "patronus" (guardião), usado para repelir os dementadores.
Significado: De expecrto, "expelir"; e patronus, "protetor" ou "guardião".


Expelliarmus: Desarma o oponente.
Significado: De expello, "soltar"; e arma, o seu homônimo.


Finite incantatem: Encerra outros encantamentos.
Significado: De finite, "fim"; e incantatem, "palavra mágica" ou "feitiço".

Impedimentum: Detém uma pessoa ou alguma coisa.
Significado: "Impedimento", "obstáculo".

Rictusempra:  Causa cócegas no alvo atingido.
Significado: De rictus, "risada", "sorriso".

Reparo: Conserta coisas.
Significado: De reparare, "consertar", "reparar".

Vingardium Leviosa: Faz com que o alvo levite.
Significado: De levis, "leve". (Como na palavra levitar, "fazer flutuar no ar").

O latim também está diretamente ligado às maldições imperdoáveis. Crucio (feitiço que causa dor intensa no oponente), no latim, significa "tortura" ou "suplício". Imperio (encantamento que coloca a vítima sob total controle) significa "ordem" ou "comando".
Outro ponto em que Rowling nos deu aulas foi no batismo de alguns personagens. Os nome Draco significa "Dragão" e seu sobrenome "Malfoy" provém de maleficas, que significa "fazer mal à alguém". Já "Lupin" (Remo) vem da palavra Lúpus, que significa "lobo". Não poderia haver nome melhor para batizar o lobisomem da trama. Olho-Tonto Moody,tempos atrás, foi um "Auror", um policial cujo trabalho era levar os bruxos criminosos à justiça. Em latim, aurora é outra palavra para "luz" (nascer do dia), e assim Auror é um nome perfeito para quem luta contra as trevas.

A saga Harry Potter, além ótimas referencias do latim, também é uma aula de mitologia grega, romana e um teletransporte para um universo onde todos gostariam de viver. Desfrutemos, então, de nossa "hora do recreio", até nossa professora retornar com mais histórias e mais ensinamentos.



Cogitare vis. 
(termo oriundo do latim, que significa "você sabe" ou "saiba você")








Comments

Popular posts from this blog

Pétalas inocentes: Resenha de O Jardim das Rosas Negras de Selène D'Aquitaine

O Jardim das Rosas Negras O Jardim das Rosas Negras é um conto-de-fadas que nos trás de volta o melhor da infância de antigamente. Samantha é uma jovem mestiça, filha de uma fada com um demônio que vive em um reino encantado e repleto de regras que a afligem. Essa condição incomum a coloca no centro de uma profecia maligna que prevê a destruição de seu reino feérico, fazendo dela num primeiro momento, a causa e a solução para esse evento terrível  que coloca em perigo tudo que acredita e ama. Surgem amigos para auxilia-la nessa busca à medida que segredos do passado vem à tona para confundir seu coração e sua mente,  acirrando ainda mais a batalha interior que a aflige a cada segundo desde que descobriu que seu pior inimigo pode ser ela mesma. É hora de Samantha pôr à prova tudo que aprendeu e mostrar a todos se o seu coração é de fada ou de demônio. 

O perdedor - Débora Mitrano

Ainda consigo ver os fatos acontecendo de forma tão nítida, em que certos momentos a dor chega a ser latejante. Vivo, respiro e enxergo tudo a minha volta. E isso já basta pra compreender o quanto a vida é mediocre e barata. Ela usa todas as nossas energias ao longo de nossa existência, e nos descarta como uma puta qualquer. No final tudo é perda, a gente perde até quando ganha. Tudo se esvai com rapidez.

Relação entre as raças na fantasia

Todos conhecem essa velha história: elfos não gostam de anões  e vice-versa, anões são inimigos mortais dos trolls e por aí vai...mas mesmo quando não são  inimigos alegados, algo é mais do que comum na literatura fantástica: As raças não se misturam! essa foto não tem nada a  ver com o texto, só achei ela bunitinha *_*