Skip to main content

O futuro dos livros

O mundo está seguindo adiante...e com isso o mundo literário tem que se adaptar ao novo mercado...eu, como sou um cara abusado, vou dar uma de vidente sobre isso.

Com a migração cada dia maior para os formatos digitais, o livro "de papel" vai sobreviver? Tem quem acredite que o livro vai sobreviver eternamente (são as mesmas pessoas que andam pelas ruas ouvindo seu walkman), já outras acreditam na total extinção dessa arte (crível, dada a preocupação crescente com o meio ambiente)... o meu voto é para um meio termo...o livro vai desaparecer das prateleiras, mas vai se tornar um artigo de luxo...com tiragens cada vez menores e  só para best sellers, em uns 100 anos, é provável que só os ricaços tenham grana pra ter livros em suas estantes... de artigo comum vendido a 1 real nos sebos, vai ser elevado a item de colecionador!

E com isso temos os ebooks...os ebooks trazem duas desvantagens pro autor: o preço baixo e a pirataria! Eu NÃO acredito em propriedade intelectual! E de certa forma, a grande maioria da sociedade não acredita (pense nas músicas que você já baixou...). Se os livros não vendem, como o autor profissional vai ganhar seu dinheirinho? Eventos, aulas, etc...Você não precisa ser um autor reconhecido mundialmente pra oferecer clínicas ensinando técnicas ou dando palestras relacionadas a temática do seu material! Isso vai tornar a vida do autor mais dificil? SIM! Em contrapartida, também pode servir como processo de seleção natural.

E  o papel da editora nisso tudo? Poderia ser nenhum? SIM! Mas eu duvido que isso aconteça... com o acesso à internet, qualquer um pode publicar e divulgar seu material...então a função da editora seria, além  do trabalho da edição: divulgação e principalmente dar o selo de credibilidade! Acredito que o principal papel da editora no futuro será o de dizer "esse livro é bom, se você curte nosso material, vai curtir isso também"...isso já é feito? Talvez...mas pense agora nos últimos 10 livros que você leu: você consegue dizer que editora lançou eles? Eu não saberia...mas creio que é algo que vai mudar.

Talvez eu esteja errado em tudo...talvez eu seja um genio e tenha previsto tudo direito...talvez eu não esteja aqui pra saber..até a próxima, galera!


Comments

Popular posts from this blog

Admirável Mundo Novo

- ... "Só se pode ser independente de Deus enquanto se tem juventude e prosperidade; a independência não nos levará até o fim em segurança." Pois bem, agora nós temos juventude e prosperidade até o fim. ... "O sentimento religioso nos compensará de todas as nossas perdas." Mas não há, para nós, perdas a serem compensadas; o sentimento religioso é supérfluo. ... Que necessidade temos de repouso, quando nosso corpo e nosso espírito continuam deleitando-se na atividade? De consolo, quando temos o soma? De alguma coisa imutável, quando temos a ordem social? (...) - Mas não é natural sentir que há um Deus? - ... Cremos nas coisas porque somos condicionados a crer nelas. ...

DUNA - como melhorar o entendimento do livro?

O romance de ficção científica, assinado por Frank Herbert e com sua primeira publicação no ano de 1965, é um título em que muitos nerds certamente têm na estante de livros. Entretanto, apesar de ser considerado um dos melhores trabalhos de ficção de todos os tempos e de ser ganhador de alguns prêmios, o livro exige muita atenção na hora de sua leitura. Para que esta excelente história não se deixe passar por simples páginas escritas, diagramadas e encapadas, vamos ponderar os tópicos que merecem um pouco mais de atenção na hora de ler Duna. Dêmonio de areia do planeta Arrakis.

Erro meu - Thales Pontes

Te vi hoje e você nem me viu... Gritei teu nome e você nem me ouviu Sentei no meio fio e chorei um bocado Depois me levantei, mas fiquei preocupado: - Será que ela me esqueceu? Ou não me reconheceu?