Skip to main content

Vida de escritor não é fácil



Engana-se quem pensa que vida de escritor é fácil, muitos têm que ralar muito para chegar ao êxito  e realizarem seu grande sonho e muitas vezes, isso leva um longo tempo para acontecer. Pois muitas editoras não estão dispostas a publicarem livros de iniciantes, a não ser que seja algo realmente incrível, portanto se tornar um tarefa árdua  e longa o sonho de ter sua obra publicada, em decorrência disto, muitos tiram dinheiro do próprio bolso para publicar os seus livros.  Conheça curiosidades sobre o que  escritores tiveram que fazer para publicar seus livros, e alguns escritores que obtiveram fortuna com suas obras.


Muitos escritores em começo de carreira custeiam suas próprias obras, entretanto nem todos obtêm o rendimento alto, isso, todavia não aconteceu com o escritor colombiano Gabriel Garcia Márquez, ele confiou tanto no seu trabalho que gastou as suas ultimas economias  para publicar sua obra-prima Cem Anos de Solidão, a primeira tiragem de oito mil exemplares, esgotou-se em 15 dias. Já o escritor George Bernard Shaw foi morar em Londres, em 1876, e por mais de dez anos seus romances foram recusados por todos os editores da cidade, assim como a maior parte dos artigos enviados à imprensa. Parecia que as coisas não ficariam piores do que já estavam, até que ele teve que ser sustentado pela mãe porque não conseguia vender seus livros.  Todavia em 1925, ele conseguiu ganhar o prêmio Nobel de Literatura, entretanto o recusou, razão: era avesso ao esnobismo e honrarias. Marcel Proust publicou a sua obra Em busca do Tempo Perdido às suas próprias custas, depois de receber vários nãos da editoras. Já o poeta nacional Carlos Drummond de Andrade publicou o seu primeiro livro, com tiragem de 500 exemplares, com o dinheiro do próprio bolso.

Ser escritor é um desafio difícil, entretanto muitos conseguem sobreviver com seus livros e até fazer grandes fortunas, como:  Truman Capote; A sangue frio, Conan Doyle; Sherlock Holmes, Agatha christie e seus vários livros policiais, J.K. Rowling; Harry Potter.  Todavia, outros não ficaram milionários, mas ganharam alcançaram um bom rendimento com  a venda de suas obras, alguns exemplos são: Graciliano Ramos, Machado de Assis, José de Alencar, Guimarães Rosa, entre outros.

O fato é, o segredo para ganhar dinheiro sendo escritor, é escrever um livro que seja aceito pelo público, que conquiste as pessoas. Mas isso é uma tarefa árdua, pois o comportamento do ser humano varia, somos diferentes e estamos quase sempre mudando pensamentos e valores, compreender o ser humano e seus atos  não é tarefa para qualquer um, mas o importante é escrever aquilo que gosta, e não se prender a valores modistas. Sendo rico ou pobre, um escritor tem que amar a sua própria arte. 

Comments

  1. O segredo para ganhar dinheiro sendo escritor vai muito além de escrever uma obra que cative o público. Há muitos gênios que não tiveram duas linhas do que escreveram lidas por, nem ao menos, meia dúzia de pessoas. Questões mercadológicas e editoriais (distribuição é a pior delas, até mesmo do que publicar) influenciam demais na repercussão da obra. Tem muito livro bom sem ser vendido e muita bósnia gerando lucro como o diabo.
    Como sei disso? Sou escritor.

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular posts from this blog

O Verdadeiro Herói em Jaime Lannister

    Uma das coisas que mais chama atenção na serie de livros As Crônicas de Gelo e Fogo  é a composição de seus personagens. Um dos personagens mais cativantes é o anão Lannister Tyrion, sendo amado por quase todos por sua inteligência e, segundo muitos, o único personagem de boa índole da família Lannister, porém isso talvez não seja verdade. Jaime Lannister, irmão mais velho de Tyrion, seria na verdade um grande herói, mas poucos o veem dessa forma por conta de seus métodos e de jeito arrogante.

Horror em Amityville

"Devido às incertezas que cercam o paranormal, eu, que acredito na ciência e na religião, estaria sendo omisso se não advertisse os leitores tanto contra os perigos da arrogância que pretende dominar o desconhecido quanto da bravata que se jacta de controlar o transcendental. O homem sábio sabe haver coisas que desconhece - e o homem prudente respeita o que escapa ao seu controle."  Reverendo John J. Nicola  (é escritor e foi consultor técnico  da  versão cinematográfica de  "O exorcista"  e autor do prefácio desse livro) Como declara o autor: "Até onde me foi possível verificar, todos os acontecimentos narrados neste livro são verdadeiros."

E os Fãs de J.K. Rowling vão ao delírio.

                    Em Fevereiro uma das autoras mais renomadas do mundo a J.K. Rowling anunciou a data e a sinopse de lançamento de sua nova obra The casual vacancy lançado mundialmente no dia 27 de setembro e ira ter 480 paginas.