Skip to main content

O futuro dos livros

O mundo está seguindo adiante...e com isso o mundo literário tem que se adaptar ao novo mercado...eu, como sou um cara abusado, vou dar uma de vidente sobre isso.

Com a migração cada dia maior para os formatos digitais, o livro "de papel" vai sobreviver? Tem quem acredite que o livro vai sobreviver eternamente (são as mesmas pessoas que andam pelas ruas ouvindo seu walkman), já outras acreditam na total extinção dessa arte (crível, dada a preocupação crescente com o meio ambiente)... o meu voto é para um meio termo...o livro vai desaparecer das prateleiras, mas vai se tornar um artigo de luxo...com tiragens cada vez menores e  só para best sellers, em uns 100 anos, é provável que só os ricaços tenham grana pra ter livros em suas estantes... de artigo comum vendido a 1 real nos sebos, vai ser elevado a item de colecionador!

E com isso temos os ebooks...os ebooks trazem duas desvantagens pro autor: o preço baixo e a pirataria! Eu NÃO acredito em propriedade intelectual! E de certa forma, a grande maioria da sociedade não acredita (pense nas músicas que você já baixou...). Se os livros não vendem, como o autor profissional vai ganhar seu dinheirinho? Eventos, aulas, etc...Você não precisa ser um autor reconhecido mundialmente pra oferecer clínicas ensinando técnicas ou dando palestras relacionadas a temática do seu material! Isso vai tornar a vida do autor mais dificil? SIM! Em contrapartida, também pode servir como processo de seleção natural.

E  o papel da editora nisso tudo? Poderia ser nenhum? SIM! Mas eu duvido que isso aconteça... com o acesso à internet, qualquer um pode publicar e divulgar seu material...então a função da editora seria, além  do trabalho da edição: divulgação e principalmente dar o selo de credibilidade! Acredito que o principal papel da editora no futuro será o de dizer "esse livro é bom, se você curte nosso material, vai curtir isso também"...isso já é feito? Talvez...mas pense agora nos últimos 10 livros que você leu: você consegue dizer que editora lançou eles? Eu não saberia...mas creio que é algo que vai mudar.

Talvez eu esteja errado em tudo...talvez eu seja um genio e tenha previsto tudo direito...talvez eu não esteja aqui pra saber..até a próxima, galera!


Comments

Popular posts from this blog

Pétalas inocentes: Resenha de O Jardim das Rosas Negras de Selène D'Aquitaine

O Jardim das Rosas Negras O Jardim das Rosas Negras é um conto-de-fadas que nos trás de volta o melhor da infância de antigamente. Samantha é uma jovem mestiça, filha de uma fada com um demônio que vive em um reino encantado e repleto de regras que a afligem. Essa condição incomum a coloca no centro de uma profecia maligna que prevê a destruição de seu reino feérico, fazendo dela num primeiro momento, a causa e a solução para esse evento terrível  que coloca em perigo tudo que acredita e ama. Surgem amigos para auxilia-la nessa busca à medida que segredos do passado vem à tona para confundir seu coração e sua mente,  acirrando ainda mais a batalha interior que a aflige a cada segundo desde que descobriu que seu pior inimigo pode ser ela mesma. É hora de Samantha pôr à prova tudo que aprendeu e mostrar a todos se o seu coração é de fada ou de demônio. 

O perdedor - Débora Mitrano

Ainda consigo ver os fatos acontecendo de forma tão nítida, em que certos momentos a dor chega a ser latejante. Vivo, respiro e enxergo tudo a minha volta. E isso já basta pra compreender o quanto a vida é mediocre e barata. Ela usa todas as nossas energias ao longo de nossa existência, e nos descarta como uma puta qualquer. No final tudo é perda, a gente perde até quando ganha. Tudo se esvai com rapidez.

Relação entre as raças na fantasia

Todos conhecem essa velha história: elfos não gostam de anões  e vice-versa, anões são inimigos mortais dos trolls e por aí vai...mas mesmo quando não são  inimigos alegados, algo é mais do que comum na literatura fantástica: As raças não se misturam! essa foto não tem nada a  ver com o texto, só achei ela bunitinha *_*