Skip to main content

Posts

Showing posts from June, 2012

Que isso Leya.

          É pessoal com o lançamento do Quinto Livro da Serie Cronicas de gelo e fogo :  A Dança dos Dragões, Mal  chegou as livrarias e já vai ser recolhido, isso mesmo será recolhido.

Relação entre as raças na fantasia

Todos conhecem essa velha história: elfos não gostam de anões  e vice-versa, anões são inimigos mortais dos trolls e por aí vai...mas mesmo quando não são  inimigos alegados, algo é mais do que comum na literatura fantástica: As raças não se misturam! essa foto não tem nada a  ver com o texto, só achei ela bunitinha *_*

O Pequeno Príncipe

Le Petit Prince (O Pequeno Príncipe) é um romance do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, publicado em 1943 nos Estados Unidos. Numa primeira leitura, aparenta ser um livro para crianças, mas possui um grande teor poético e filosófico. O autor do livro foi também autor das ilustrações originais. "Tu não és para mim senão uma pessoa inteiramente igual a cem mil outras pessoas. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens necessidade de mim. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás pra mim o único no mundo. E eu serei para ti a única no mundo..."

Rangers: A Ordem dos Arqueiros

Um livro sobre aventura, fantasia, disciplina e muito arco e flecha é a maior obra de John Flanagan.       A série conta a história de Will.       Durante a vida inteira, o pequeno e frágil Will sonhou em ser um forte e bravo guerreiro, como o pai, que ele nunca chegou a conhecer. Por isso, ficou arrasado quando não conseguiu entrar para a Escola de Guerra. A partir daí, sua vida tomou um rumo inesperado: ele se tornou o aprendiz de Halt, um misterioso arqueiro, que muitos acreditam ter habilidades que só podem ser resultado de alguma feitiçaria. Relutante, Will aprendeu a usar os "equips" dos arqueiros: o arco, a flecha, uma capa, a faca de caça e de atirar, etc. Foi com eles que Will e Halt partiram em uma perigosa missão: impedir o assassinato do rei. Essa será uma viagem de descobertas e batalhas, na qual Will aprenderá que as armas dos arqueiros são muito mais valiosas do que ele imaginava.

Começando bem um livro

Alguns livros prendem a atenção do leitor desde a primeira linha. Simples assim! Para provar isso, hoje trago para vocês os primeiros parágrafos de algumas obras de sucesso, e talvez isso desperte seu interesse para ler essas obras. O iluminado – Stephen King “Jack Torrence pensou : cretino!” Simples, objetivo e te coloca pra pensar desde o inicio sobre quem é esse cretino e porque! Um dos meus favoritos, com certeza!

Diários de semideus

     Esta é uma obra à parte da trama principal, com histórias paralelas ocorridas nos períodos "inativos" da narrativa da série "Percy Jackson & os Olimpianos" e agora com uma história de "O Herói Perdido", primeiro livro da série "Os Heróis do Olimpo".   São as seguintes:

O curioso livro dos Geeks

A tecnologia, assim como todos os seres humanos, cresce e evolui a cada dia que passa. Os computadores, outrora caixas gigantes de madeira, hoje cabem perfeitamente dentro do bolso da calça. Esta onda high tech atravessa por nosso dia a dia com uma naturalidade espantosa. Crianças já são educadas por meio da informatização e da informação. E os papais e mamães tentam acompanhar esta mudança da melhor maneira que podem...   Foi pensando nesta transição e na inclusão familiar em toda essa nova tecnologia que a editora LeYa publicou o livro "O curioso livro dos Geeks: Brincadeiras inteligentes entre pais e filhos", de Ken Denmead.

The long earth

Na véspera do seu lançamento, The long earth , escrito em parceria por Terry Pratchett e Stephen Baxter, ganha um teaser no youtube.

Neuromancer

"O céu por cima do porto tinha a cor de uma TV que saiu do ar.  — Não é que eu queira — Case ouviu enquanto abria caminho pela multidão que estava na porta do Chat. — Mas é como se o meu corpo tivesse criado, por si mesmo, esta enorme dependência da droga." Neuromancer , de William Gibson, é um livro de ficção científica que introduzia novos conceitos para época, como inteligências artificiais avançadas e um cyberespaço quase que “físico”, conceitos que mais tarde foram explorados pela trilogia Matrix. Fazendo parte ainda de uma das mais famosas novelas Cyberpunk e ganhou os três principais prêmios de ficção científica existentes: Nebula, Hugo e Philip K. Dick , após sua publicação em 1984, tendo sido publicado em 1991 no Brasil pela Editora Aleph. Esse foi o primeiro livro de Gibson e o começo de uma trilogia.

Pétalas inocentes: Resenha de O Jardim das Rosas Negras de Selène D'Aquitaine

O Jardim das Rosas Negras O Jardim das Rosas Negras é um conto-de-fadas que nos trás de volta o melhor da infância de antigamente. Samantha é uma jovem mestiça, filha de uma fada com um demônio que vive em um reino encantado e repleto de regras que a afligem. Essa condição incomum a coloca no centro de uma profecia maligna que prevê a destruição de seu reino feérico, fazendo dela num primeiro momento, a causa e a solução para esse evento terrível  que coloca em perigo tudo que acredita e ama. Surgem amigos para auxilia-la nessa busca à medida que segredos do passado vem à tona para confundir seu coração e sua mente,  acirrando ainda mais a batalha interior que a aflige a cada segundo desde que descobriu que seu pior inimigo pode ser ela mesma. É hora de Samantha pôr à prova tudo que aprendeu e mostrar a todos se o seu coração é de fada ou de demônio. 

Kama Sutra

"Foi dito por alguém que não há ordem ou momento exatos entre o abraço, o beijo e as pressões ou arranhões com as unhas ou dedos, mas que todas essas coisas devem ser feitas, de um modo geral, antes que a união sexual se concretize, ao passo que as pancadas e a emissão dos vários sons devem ocorrer durante a união. Qualquer coisa pode ocorrer em qualquer momento, pois o amor não se incomoda com o tempo ou ordem."

O Mundo de Gelo e Fogo

O Mundo de Gelo e Fogo está chegando Em uma entrevista  a HBO, o autor de As Crônicas de Gelo e Fogo, foi questionado sobre quando o próximo livro sairia, e ele acabou deixando escapar uma notícia deliciosamente incrível para os fãs. Dêem uma checada... HBO:  Uma pergunta final em nome de todos os seus fãs – quando é que sai o próximo livro? George R.R. Martin:  Eu estou trabalhando nisso, e em um número de coisas relacionadas às Crônicas ao mesmo tempo. Não só "The Winds of Winter" , que é o livro 6, mas também estamos saindo com um volume muito grande chamado "O Mundo de Gelo e Fogo" , que é sobre toda a história de Westeros e será ricamente ilustrado. Então eu tenho de preencher algumas das histórias dos reis que governaram há 200 anos ou 500 anos atrás. Nós também estamos fazendo um livro mapa, e eu estou trabalhando em um novo romance sobre "Dunk e Egg" , a prequela que eu tenho. É um processo lento do jeito que eu escrevo, esp

As Chaves do Reino

     As Chaves do Reino (no original:  The Keys to the Kingdom ) é uma série de livros de fantasia/aventura criada pelo escritor australiano Garth Nix. A série começou em 2003 e contém sete livros, cada um para um dia da semana e para um pecado capital. O primeiro livro, "Senhor Segunda-Feira", está na lista dos mais vendidos no Reino Unido, Estados Unidos e Oceania.      A ordem é a seguinte: Preguiça (Senhor Segunda-Feira), a Ganância (O Horrível Terça-Feira), a Gula (Quarta-Feira Submersa), a Ira (O Furioso Quinta-Feira), a Luxíroa (Madame Sexta-Feira), a Inveja (Sábado Superior) e o Orgulho (Lorde Domingo). Na série também são mostradas as sete virtudes, por meio das sete partes do testamento: o sapo (Diligência/Objetividade), o urso (Paciência/Prudência), a carpa (Fé), a cobra (Justiça), a besta (Auto-Controle), o corvo (Caridade) e a árvore de maçã (Esperança).      Cada volume também apresente uma chave: os ponteiros de um relógio, uma luva, um tridente, uma es

Horror em Amityville

"Devido às incertezas que cercam o paranormal, eu, que acredito na ciência e na religião, estaria sendo omisso se não advertisse os leitores tanto contra os perigos da arrogância que pretende dominar o desconhecido quanto da bravata que se jacta de controlar o transcendental. O homem sábio sabe haver coisas que desconhece - e o homem prudente respeita o que escapa ao seu controle."  Reverendo John J. Nicola  (é escritor e foi consultor técnico  da  versão cinematográfica de  "O exorcista"  e autor do prefácio desse livro) Como declara o autor: "Até onde me foi possível verificar, todos os acontecimentos narrados neste livro são verdadeiros."

5 Grandes Livros de Fantasia

5 Grandes Livros de Fantasia Estes cinco livros listados abaixo são conhecidos por selecionar um amplo conteúdo fantástico, dotados de diferentes subgêneros de fantasia, e os porquês de estarem neste post como Grandes Livros. Em breve continuarei postando uma continuação desta matéria. Mas espero que aproveitem... 1.        As Crônicas de Gelo e Fogo - George Raymond Richard Martin  

Poker Interminável:

Sou fã do Luis Fernando Veríssimo desde pequena. Chorava de rir com as histórias do Analista de Bagé, muitas vezes não entendia a trama que envolvia a Velinha de Taubaté, fantasiava horrores enquanto me imaginava numa mesa de poker, jogando um poker interminável.  A verdade é que aprendi a jogar poker por causa dele. Foi mais pra entender porquê o jogo nunca acabava do que pra ser mais uma dessa raça de jogadores. Acabei amando o poker e Luis Fernando Veríssimo, e sempre que há um amigo secreto, procuro dar algum dos livros dele como presente.

A Marca de Atena

A sinopse do terceiro livro da série "Heróis do Olimpo", de Rick Riordan, foi disponibilizada no site oficial do autor. Número de páginas: 580

O Verdadeiro Herói em Jaime Lannister

    Uma das coisas que mais chama atenção na serie de livros As Crônicas de Gelo e Fogo  é a composição de seus personagens. Um dos personagens mais cativantes é o anão Lannister Tyrion, sendo amado por quase todos por sua inteligência e, segundo muitos, o único personagem de boa índole da família Lannister, porém isso talvez não seja verdade. Jaime Lannister, irmão mais velho de Tyrion, seria na verdade um grande herói, mas poucos o veem dessa forma por conta de seus métodos e de jeito arrogante.

DUNA - como melhorar o entendimento do livro?

O romance de ficção científica, assinado por Frank Herbert e com sua primeira publicação no ano de 1965, é um título em que muitos nerds certamente têm na estante de livros. Entretanto, apesar de ser considerado um dos melhores trabalhos de ficção de todos os tempos e de ser ganhador de alguns prêmios, o livro exige muita atenção na hora de sua leitura. Para que esta excelente história não se deixe passar por simples páginas escritas, diagramadas e encapadas, vamos ponderar os tópicos que merecem um pouco mais de atenção na hora de ler Duna. Dêmonio de areia do planeta Arrakis.

Admirável Mundo Novo

- ... "Só se pode ser independente de Deus enquanto se tem juventude e prosperidade; a independência não nos levará até o fim em segurança." Pois bem, agora nós temos juventude e prosperidade até o fim. ... "O sentimento religioso nos compensará de todas as nossas perdas." Mas não há, para nós, perdas a serem compensadas; o sentimento religioso é supérfluo. ... Que necessidade temos de repouso, quando nosso corpo e nosso espírito continuam deleitando-se na atividade? De consolo, quando temos o soma? De alguma coisa imutável, quando temos a ordem social? (...) - Mas não é natural sentir que há um Deus? - ... Cremos nas coisas porque somos condicionados a crer nelas. ...

Morre autor de Farenheit 451

      Morreu hoje, aos 91 anos,  o autor americano Ray Bradbury, por causas ainda não divulgadas!       Autor de 11 romances e mais de 400 contos publicados, ficou conhecido principalmente pelas suas obras de ficção científica, como as "Crônicas marcianas" e "Farenheit 451", embora também tenha escrito obras de fantasia como em "Algo sinistro vem por aí"  e "Dandelion wine"  

O Senhor do Senhor dos Anéis

   Com o título original "Tolkien: a look behind the Lord of the Rings" e lançado em 1969, com tradução para o português apenas em 2003, "O Senhor do Senhor dos Anéis - o mundo de Tolkien" foi uma das obras-primas do americano  Linwood Vrooman Carter (1930-1988).            Parecendo filho do Raul Seixas com o Zé Ramalho, Lin Carter, como era chamado, escreveu mais de 60 livros de aventura e foi um dos colaboradores da série "Conan". Além disso, foi um grande aficionado pela obra de Tolkien. Estudou a história a fundo, pesquisou todas as possíveis fontes que inspiraram o escritor e as colocou num livro. "O Senhor do Senhor do Anéis - o mundo de Tolkien", como o próprio nome entrega, é um livro sobre o autor, não sobre a trilogia em si. De onde vieram os nomes? Em quais contos e lendas Tolkien buscou inspiração? Por que é um anel, e não uma pulseira?       Para os fãs da trilogia e para aqueles que querem conhecer um pouco mais sobre

Aulas de latim com J.K. Rowling.

O latim é um idioma muito frequentemente usado nos livros de fantasia de nossa geração. Épicos, como a Trilogia do Graal , escrita por Bernard Cornwell, é um exemplo rico e claro de que uma das línguas mais antigas de nosso mundo acaba por ser um recurso muito rico para se construir uma sequencia literária. A história do arqueiro Thomas, contudo, é somente um aperitivo de linguagem comparado ao grande universo infanto-juvenil criado por, talvez, nossa melhor professora de latim: J.K. Rowling.

O papel do jovem negro na fantasia nacional

      A literatura fantástica nacional não tem identidade!       Palavras duras? Talvez! Verdade? Em partes, sim!       Que os temas e estereótipos da nossa literatura fantástica são basicamente ´´chupados`` dos gringos não é novidade pra ninguém, autores nacionais de vanguarda  geralmente trabalham com uma forma adaptada para o brasileiro de ver os caminhos que já foram trilhados na literatura estrangeira e representar os papéis que já foram representados por outros heróis e vilãs da literatura estrangeira.       Mas nesse tempo em que andei injetando literatura fantástica nacional nas minhas veias literárias, notei algo que talvez seja novo...não totalmente novo...mas de certa forma original que está surgindo na nossa literatura fantástica nacional:  é um tipo de herói (ou seria anti-herói? ou seria vilão?) que podemos chamar de nosso, talvez esse seja um dos primeiros estereótipos da nossa literatura fantástica nacional: O estereótipo do jovem negro.

O Sabor do sangue: resenha do livro Agridoce de Simone O. Marques

Agridoce é muito mais que um livro sobre vampiros. É uma trama carregada de mistérios, ação, cenários interessantes e uma atmosfera tanto sobrenatural quanto policial. Anya, a personagem central da obra, é uma estudante de gastronomia que mora em Florianópolis. E se descobre portadora de uma condição genética que lhe desperta a necessidade de sangue quando um agente misterioso a atrai para perto de si e a faz experimentar sensações que até então desconhecia.  Uma menina excessivamente recatada e superprotegida, que agora se vê jogada em uma realidade hostil e sobrenatural onde todos parecem ter seu papel definido, menos ela, que vivencia um pesadelo onde a normalidade não é uma opção. Agridoce é o primeiro de quatro volumes que irão compor a saga. Não sei muito sobre os outros três volumes que virão, posso apenas especular, mas nesse primeiro volume há uma apresentação dos personagens e uma familiarização com o cenário e a dinâmica entre os portadores(vampiros) e outras pessoas

Noturno

"Pense num homem de capa preta. Com caninos grandes. E um sotaque engraçado", diz, numa cela de Nova York, em 2009, um velho que durante a Segunda Guerra teve a mão esmigalhada por um vampiro. "Agora esqueça a capa, os caninos e o sotaque engraçado. Esqueça tudo o que é engraçado." Eles sempre estiveram por aqui. Em silêncio e na escuridão. Esta noite a hora deles chegou. Vampiros  Em uma semana. Manhattan será destruída. Em um mês os Estados Unidos Em dois meses - o mundo.

Garras na fortuna

Nem Tony Stark, nem Tio Patinhas, muito menos Bruce Wayne e ainda menos o Sr. Burns. O maior playboy da ficção não é sequer humano. Quando o assunto é dinheiro, Smaug bate todo mundo. O dragão bilionário não ganhou seu dinheiro de forma honesta, é claro, mas o critério não é esse. Confira abaixo a poupança do lagarto: